sexta-feira, setembro 29, 2006

Os Combatentes 3

Já esta no ar, no site do Universo Germinante a Hq "Os Combatentes"com roteiro de Danilo Faria e arte deste que vos escreve. O legal de fazer quadrinhos é ver a sua arte evoluindo durante o processo. Estava comparando a primeira história com esta terceira e constatei que muitas coisas que eu fazia antes hoje não tem mais sentido para mim.

Acho que devido ao espaço de tempo entre uma e outra (um período equivalente a 6 meses!) deu para amadurecer muitas idéias, e com isso o traço se torna diferente em alguns pontos.

Com certeza tenho muito a melhorar em vários quesitos, mas acho que estou trilhando um caminho satisfatório. Aguardem para o próximo mês "Celso Expulso" no mesmo site, assim que estiver no ar eu posto aqui.

quarta-feira, setembro 13, 2006

O Anjo de Fogo Terminado!

Enfim terminei o meu primeiro desenho feito totalmente no computador, com a Tablet Genius e Photoshop. A grande vantagem de se trabalhar no micro e a de termos varias opções de finalização o que rende um leque enorme de possibilidades.
Na segunda versão optei por um clima mais claro, que acho condiz mais com o tema. pois o fogo fica mais evidente.


Para quem não sabe o anjo em questão é um Sherafim. Você pode ler mais sobre a casta de anjos do jogo Rebelião - Ascensão e Queda no site do Universo Germinante.

terça-feira, setembro 05, 2006

Desenhar é a arte de observar.

Uma das coisas básicas para se começar a desenhar é ser um bom observador. Para se ter um domínio melhor da estrutura, principalmente da figura humana, o artista tem que possuir a sensibilidade (pero no mucho!) suficiente para captar o "real" e transmiti-lo para o papel.
Por isso é sempre válido um treino com fotos para que esta "sensibilidade" seja testada, aqui abaixo vão dois exemplos de como isso pode ser feito.





É claro que pragmático como sou, aproveitei os esboços e transformei em ilustrações, que foram publicadas no Rpg Maytréia. Lançado recentemente pela editora Daemon.

Quem sabe com um pouco de paciência futuramente eu posto um "passo a passo".

sexta-feira, setembro 01, 2006

O Computador e suas facilidades

O Computador é uma ferramenta interessante.
Eu lembro que quando começaram a surgir os primeiros softwares que imitavam a maneira de pintar e desenhar eu pensei: "Mas é claro que nunca vão substituir os desenhos feitos a mão!" De certa forma não substituem mesmo pois os efeitos pré-selecionados do Photoshop e outros programas ainda conservam aquela aura meio mecânica.
Mas em mãos digamos "artisticas" a coisa toma outros contornos, quando operado por um desenhista que tem noções de pintura, esboço e contrução de cenários. Podem surgir coisas bacanas. O desenho abaixo foi feito para a capa do suplemento dos Brâmanes que deve ser lançado ainda este ano pela editora Daemon, foi a primeira vez que usei a "Tablet" aquela caneta para desenho, confesso que é uma experiência motivadora.

Só de pensar que não preciso ir até a Casa Cruz para comprar papel e outros materiais já me sinto feliz, sem contar que a pintura em si não é uma coisa a ser feita de um dia para outro, em certos casos as tintas se comportam de modo diferenciado quando paramos o trabalho e começamos em um outro dia. Na maldita caixinha eletrônica é só salvar em "layers" e retomar o trabalho na outra semana se assim quisermos, sem contar que podemos mudar as cores, caso não fique muito agradável.
O desenhos abaixo estou preparando para o site do Universo Germinante foi o meu primeiro desenho "totalmente" gerado no computador desde o esboço, ainda precisa da finalização mas já dá para ter uma idéia do que falo quando digo que o computador é uma excelente ferramenta se soubermos usá-lo.

Essa tal de "Tablet" esta mudando a meus conceitos.