segunda-feira, agosto 27, 2012

[Artistas] Jeffrey "Catherine" Jones

Jeffrey Durwood Jones, [1944 - 2011] Foi um artista americano cuja obra é mais conhecida a partir de 1960 até 2000.

O renomado artista Frank Frazetta chamou Jones de "o maior pintor vivo". Jones alcançou a fama como simplesmente Jeff Jones e viveu por um tempo como homem, mais tarde mudou de nome e foi legalmente reconhecida como mulher, por isso o Jeffrey "Catherine" Jones da postagem.


Dono de um estilo marcante que combinava o clássico e o contemporâneo, Jones produzia para a revista National Lampoon a tira "Idyl" por consequência, formou uma pequena comunidade de artistas junto com nada mais nada menos que Barry Windsor-SmithMichael Kaluta e Bernie Wrightson, produzindo o hoje raríssimo livro "The Studio".

Bernie Wrightson, Jeffrey Jones, Michael Wm Kaluta e Barry Windsor-Smith

Capa do livro "The Studio"


Antes de sua "transformação" Jones chegou a ser casado com a editora da Marvel "Louise Simonson" por um breve período de 4 anos (1966 - 1970) tiveram uma filha.





Mesmo se assumindo como mulher, Jones ainda não havia encontrado a sua paz interior, em 2001, por conta de um colapso nervoso, perdeu sua casa e seu estúdio vindo a se recuperar somente em 2004.



Em 2006 Jones revelou a seu amigo e editor da revista Locus "Arnie Fenner" que havia se arrependido da transição e que infelizmente não tinha como voltar atrás, fazendo o artista entrar numa profunda depressão.




Jeffrey "Catherine" Jones faleceu quinta-feira 19 de maio de 2011 as 04:00 rodeado pela família. Sofria de enfisema e bronquite grave, bem como o endurecimento das artérias em volta do coração.



Independente da opção sexual, Jones foi um grande artista e profissional, ele se foi, mas sua arte permanece.


Nenhum comentário: