sexta-feira, julho 21, 2006

Art Comics - Eu também já tentei...

1996 foi uma época interessante. Eu fazia um curso de quadrinhos no Largo do Machado (conto mais sobre o mesmo em outro post.) e constantemente comprava quadrinhos importados nas Lojas "Cia dos Quadrinhos" no Flamengo e "Cult Comics" em Botafogo. Esta útima promoveu um concurso de quadrinhos. O ganhador além de tirar uma foto com o "astro" do momento Mike Deodato teria um acompanhamento da "ART Comics" que na época era o estúdio que agenciava artistas para o mercado de quadrinhos americano.


Eu sempre tive o sonho de ganhar dinheiro desenhando quadrinhos seja aqui no Brasil ou nos States. Então coloquei todo o meu talento (que na época não era muito.) nestas páginas que estou mostrando acima e a seguir. Foi uma história curta só privilegiando as cenas de ação e o roteiro já era pré estabelecido pela loja.

O mais interessante era que duas pessoas que eu tinha quase certeza de que iriam ganhar participavam do tal concurso. Uma era meu professor e hoje grande amigo e outra era um aluno do curso, que hoje também é um dos meus grandes amigos.

Por alguma convergência astral eu acabei ganhando o dito. Não exatamente pela minha arte ser melhor do que a dos outros participantes, acho que ela estava mais digamos nos "padrões" da época.

A foto na Wizard ao lado do Deodato realmente saiu. Mas o acompanhamento necas! Depois de um bom tempo mandei uma carta para a ART Comics relatando o meu drama, mas só recebi de volta uma carta padrão (xerocada onde tudo era digitado a máquina e só havia uma assinatura no final.) dizendo que eu devia copiar o Madureira o Jim Lee e outros desenhistas que eram os Bam bam bans do momento.

Cheguei a tentar novamente umas duas vezes mais sempre a mesma coisa, copie isso, copie aquilo até que fiquei sem saco e fui cuidar de outras coisas. Claro que eu gostaria de ganhar de 100 a 200 dólares por página e passar o dia inteiro desenhando, mas o dito "mercado americano" não é tão maravilhoso como dizem. A não ser que se tenha um contrato de exclusividade ou um bom padrinho.

Para que não acredita abaixo a minha ridícula foto na extinta Wizard nº 07 da editora Globo



2 comentários:

Anônimo disse...

Concorri com você naquele concurso da cult comics e vendo hoje o seu trabalho,não tinha como ganhar de você naquela época.Hoje eu não consegui trabalho na área de desenho,mas eu continuo desenhando.Talvés algum dia eu consiga realizar esse sonho.

Alex D'ates disse...

Cara, cara, eu tenho esta revista Wizard, não liguei o nome a pessoa, xará!!!!

É, realmente é meio foda esse 'prêmio grego' que não te deram...

Agora, bola pra frente!

Aquele abraço.