quarta-feira, julho 12, 2006

Fausto - A Obra-Prima de Murnau



Bom em primeiro lugar quero deixar claro que sou contra a pirataria de Cd´s e Dvd´s mas também sou contra os preços abusivos cobrados por certas lojas.

Existem filmes que são de domínio público portanto deviam custar mais barato. Acredito que uma cópia feita para uso próprio e não para a venda, não acarrete nenhum problema para a distribuidora.

É o caso de "Fausto" de F.W. Murnau. Com sua estréia em 1926 "Faust" consolidou a carreira do diretor Friedrich Wilhelm Murnau, que já havia concebido as obras primas do expressionismo alemão "Nosferatu" (1922) e "A Última Gargalhada" Der Letzte Mann (1924).



Ao contrário dos críticos a minha opinião é que Fausto é a grande "obra" de Murnau , com uma narrativa complexa a história do amargurado Dr. Fausto, retirada do romance de Goethe, é transposta com maestria para a tela (eu ainda não li o livro, mas um amigo de confiança me garantiu a veracidade dos fatos.) mas mesmo que não fosse fiel ao livro "Fausto" é uma película indispensável para os amantes do cinema.
A história começa com uma aposta entre Mephistófeles (Emil Janings) e um anjo pela alma de Fausto. O Demônio propõe que a terra seja dada a ele caso consiga corromper a bondosa figura do Dr.
Usando de vários artíficios malignos Mephisto consegue que o Dr. assine o contrato renegando a Deus alcançando assim o seu propósito. A cena em que o contrato surge nas mãos do Demônio é espetacular. (para a época, mas mesmo assim tem um grande impacto.)
Fausto então segue a sua jornada ao lado de Mephistófeles gozando dos prazeres da vida, Poder, Dinheiro, Ostentação. O bom Dr. não resiste as tentações e se deixa levar pela lábia do Demônio.
É interessante como esta é a única adaptação literal da obra de Goethe, creio que até hoje não tenha surgido um diretor com a sutileza de Murnau para fazer um remake, até porque a história não é exatamente o que pode se chamar de "politicamente correta" e hollywood com certeza tem suas limitações.
A respeito do primeiro paragráfo. É claro que eu possuo uma cópia deste filme, mas não dou e não vendo, posso até emprestar.