quinta-feira, agosto 25, 2011

[Artistas] Luis Ricardo Falero


"Fausto" - mulher pelada e sacanagem, deturpando a mente dos ilustradores desde a antiguidade.

Então meus caros.

Para quem acha que os desenhistas atuais tem uma predileção por desenhar mulheres sem roupa e em situações surreais, saiba que isso não é de hoje, o pintor espanhol Luis Ricardo Falero (1851 - 1896). Especializou-se em nus femininos em situações mitológicas e de fantasia. A maioria de suas pinturas continham pelo menos uma mulher nua ou com os seios a mostra. Geralmente trabalhava com óleo sobre tela.


Falero nasceu em Toledo, e inicialmente perseguiu uma carreira na Marinha espanhola, mas desistiu, para decepção de seus pais. Ele percorreu todo o caminho para Paris, onde estudou arte, química e engenharia mecânica. Dá pra notar que nessas duas últimas ele não se deu muito bem, decidiu então dedicar-se somente a pintura. Depois de Paris, ele estudou em Londres, onde acabou por ficar até o fim da vida.

Falero tinha um interesse especial em astronomia e incorporava constelações celestes em muitas de suas obras, como "O Casamento de um cometa"e "Twin Stars". Seu interesse e conhecimento de astronomia também o levou para ilustrar as obras de Camille Flammarion.


Em 1896, o ano da sua morte, sua empregada Maud Harvey processou Falero. A ação alegou que Falero seduzido Harvey, quando ela tinha 17 anos, primeiro como sua empregada e em seguida modelo. Quando ele descobriu que ela estava grávida, a demitiu. Ela ganhou a ação e Falero teve que pagar a pensão de cinco xelins por semana, em apoio a seu filho.

Falero morreu no University College Hospital de Londres, com 45 anos de idade...






Um Grande abraço a todos.

2 comentários:

Guilherme de Sousa disse...

Simplesmente fantástico!!!

Bishop disse...

Google tradução do espanhol) :-)

O último quadro é Poynter: A caverna das ninfas da tempestade. Obrigado por seu blog interessante!